Como fugir de golpes na compra de um carro usado?

25 de ago. de 2023
A prática criminosa em compras no ambiente digital é cada vez mais comum, já que é difícil garantir a segurança nesse tipo de transação, considerando a impossibilidade de acompanhar todos os processos, contatos e negociações feitos entre possíveis compradores e vendedores.
Neste cenário, são muitos os riscos na hora de fazer compras online, em especial quando se trata de carros usados e seminovos. Além do alto valor agregado presente nesse tipo de produto, o perigo é potencializado pela dificuldade de encontrar o vendedor de forma presencial ainda sem ter a certeza da escolha do veículo.
Entre os crimes mais comuns tem o golpe do carro fantasma, em que o veículo não existe efetivamente ou, então, não está para venda. Outra fraude comum é a do falso intermediário, no qual o criminoso engana duas pessoas ao mesmo tempo, clonando um anúncio verdadeiro. Há ainda uma terceira forma de golpe que tem se popularizado no país, que é a suposta visita na casa ou encontro em algum local como estacionamentos, para apresentar e conhecer o veículo anunciado, que pode ocorrer um roubo ou até um sequestro.

Comprando um usado com segurança

Apesar dos inúmeros riscos presentes, a internet ainda é uma possibilidade de ampliar as buscas e, assim, fazer um excelente negócio. Para isso, é preciso ficar atento a alguns sinais, como valores muito abaixo da média ou vendedores o pressionando para o fechamento rápido do negócio.
A DEKRA é uma aliada no momento de adquirir um carro seminovo com mais segurança, pois a empresa pode ser a sua assistente virtual, te direcionando para ter mais transparência nas informações sobre aquele carro e mais segurança em toda a negociação.Todo esse processo é feito de forma virtual, te atendendo desde o momento em que você gostou de algum carro que visualizou em um portal de anúncios na internet, até a transferência do veículo para o seu nome.

Como a DEKRA pode te ajudar a comprar um carro usado

Para cada etapa a DEKRA tem um serviço que te dá as informações necessárias para negociar valores e, claro, para seguir ou não com a compra do carro.
A primeira etapa é a visualização do veículo através de uma videochamada com o vendedor. Aqui você pode ver o carro sem sair de casa ou do trabalho, com conforto e comodidade, verificando se as fotos publicadas condizem com o que o carro realmente é, além de questionar algumas dúvidas que possa ter diretamente ao vendedor. Ao final desta primeira etapa, você recebe um chcecklist com as fotos tiradas durante a videochamada, as informações passadas pelo vendedor e a consulta do histórico deste carro.
O segundo passo é a realização da vistoria cautelar, que é realizada por um Especialsta DEKRA que irá analisar pontos importantes do veículo, como a identificação dos números do motor e chassi, a parte estrutural do veículo, verificando se há algum ponto de solda, e o teste da camada de tinta, que pode indicar que huve algum reparo na pintura.
O último passo é a Vistoria de Transferência, que é um serviço obrigatório, exigido pelo DETRAN, para que o vendedor passe a propriedade do veículo ao seu nome.
Como pode ver a DEKRA é sua aliada na hora de comprar um carro usado. Por isso, antes de comprar um usado ou seminovo, é muito importante entrar em contato com o Especialista DEKRA para ter mais comodidade, transparência e segurança.