Metas para 2022 alcançadas:
DEKRA aumenta receitas e transforma-se para o futuro
- Receita global cresce 7,4% para 3,8 mil milhões de euros no ano fiscal de 2022
- Os investimentos aumentaram cerca de um terço, atingindo os 143 milhões de euros
- Serviços de teste para baterias EV e infraestrutura de carregamento com alta demanda
- Mais de 500 ofertas de serviços para operações comerciais sustentáveis
- Garantir posições de liderança em segurança cibernética e inteligência artificial por meio de aquisições e joint ventures
- Novas entradas no mercado de serviços de teste de veículos
- Perspectiva otimista para o ano fiscal de 2023: DEKRA espera crescimento de receita de um dígito médio a alto
A DEKRA aumentou com sucesso as suas receitas conforme planeado no ano fiscal de 2022 e concluiu projetos estratégicos importantes. “Tivemos as respostas certas para os desafios do ano passado e estamos muito satisfeitos com um aumento nas receitas de 7,4%”, disse o CEO Stan Zurkiewicz na conferência de imprensa anual da empresa. "Ao mesmo tempo, conseguimos investir pesadamente em nossos negócios futuros, lançar serviços inovadores e preencher com sucesso dois cargos recém-criados de membros do conselho. Isso lançou as bases para um crescimento lucrativo futuro, acrescentou Zurkiewicz."
A receita aumenta na Alemanha, crescimento de dois dígitos nas Américas e nas regiões da Ásia-Pacífico
A inflação, a pandemia e a guerra na Ucrânia foram os principais desafios para a DEKRA no ano passado. No entanto, a empresa conseguiu aumentar a sua receita global em 7,4%, para 3,8 mil milhões de euros. O crescimento no seu mercado interno, a Alemanha, foi de 9,9% (2,4 mil milhões de euros), enquanto as regiões estratégicas de crescimento das Américas e da Ásia-Pacífico registaram um aumento de vendas de dois dígitos (Américas: +19,9% / 113,5 milhões de euros; Ásia-Pacífico: +10,5 milhões de euros). %/244,3 milhões de euros).
Todos os segmentos de negócio contribuíram para as tendências positivas das receitas em 2022. A inspeção automóvel continuou a ser o principal pilar do negócio, com receitas de 1,3 mil milhões de euros (+7,4%). A Costa Rica e a Espanha foram adicionadas como novos mercados, colocando a empresa no caminho certo para atingir cerca de 30 milhões de inspeções de veículos anualmente até 2025. Altas taxas de crescimento também foram alcançadas nas áreas de sinistros e especialização (+6,5% para
515 milhões de euros) e testes de produtos (+7,3% para 318 milhões de euros). Em 2022 o lucro operacional ajustado (EBIT) da empresa ascendeu a 226,4 milhões de euros, ligeiramente superior ao ano anterior (226,0 milhões de euros). A margem EBIT ajustada foi de 6,0% (ano anterior: 6,4%). Face ao aumento das taxas de juro e à volatilidade dos mercados financeiros, a DEKRA aumentou o seu já forte rácio de capital próprio para 41% (ano anterior: 33,5%). A empresa também aumentou os investimentos em cerca de um terço face ao ano anterior, totalizando 143 milhões de euros. "Mesmo em tempos economicamente desafiadores, nunca pensamos em cortar investimentos no nosso futuro. Pelo contrário. Em 2022, os investimentos atingiram o máximo histórico porque temos vontade de crescer, tanto através do desenvolvimento de novos serviços, como através da aquisição de empresas que nos ajudam acelerar a nossa transformação", explicou Zurkiewicz. A empresa também ampliou sua base de funcionários; no final de 2022, cerca de 48.600 pessoas trabalhavam para a DEKRA em cerca de 60 países.
A receita aumenta na Alemanha, crescimento de dois dígitos nas Américas e nas regiões da Ásia-Pacífico
A inflação, a pandemia e a guerra na Ucrânia foram os principais desafios para a DEKRA no ano passado. No entanto, a empresa conseguiu aumentar a sua receita global em 7,4%, para 3,8 mil milhões de euros. O crescimento no seu mercado interno, na Alemanha, foi de 9,9% (2,4 mil milhões de euros), enquanto as regiões estratégicas de crescimento das Américas e da Ásia-Pacífico registraram um aumento de vendas de dois dígitos (Américas: +19,9% / 113,5 milhões de euros; Ásia-Pacífico: +10,5 milhões de euros). %/244,3 milhões de euros).
Todos os segmentos de negócio se desenvolveram para as tendências positivas das receitas em 2022. A inspeção automotiva continuou a ser o principal pilar do negócio, com receitas de 1,3 mil milhões de euros (+7,4%). A Costa Rica e a Espanha foram adicionadas como novos mercados, colocando a empresa no caminho certo para atingir cerca de 30 milhões de inspeções de veículos anuais até 2025. Altas taxas de crescimento também foram alcançadas nas áreas de sinistros e especialização (+6,5% pára
515 milhões de euros) e testes de produtos (+7,3% para 318 milhões de euros). Em 2022 o lucro operacional ajustado (EBIT) da empresa ascendeu a 226,4 milhões de euros, avançando superior ao ano anterior (226,0 milhões de euros). A margem EBIT ajustada foi de 6,0% (ano anterior: 6,4%). Face ao aumento das taxas de juro e à volatilidade dos mercados financeiros, a DEKRA aumentou o seu já forte rácio de capital próprio para 41% (ano anterior: 33,5%). A empresa também aumentou os investimentos em cerca de um terço face ao ano anterior, totalizando 143 milhões de euros. "Mesmo em tempos economicamente desafiadores, nunca pensamos em cortar investimentos no nosso futuro. Pelo contrário. Em 2022, os investimentos atingiram o máximo histórico porque temos vontade de crescer, tanto através do desenvolvimento de novos serviços, como através da aquisição de empresas que nos ajudar a acelerar nossa transformação", explicou Zurkiewicz. A empresa também ampliou sua base de funcionários; No final de 2022, cerca de 48.600 pessoas trabalharam para a DEKRA em cerca de 60 países.
Perspectivas otimistas para 2023
A DEKRA começou bem em 2023: no primeiro trimestre, as receitas ascenderam a 990 milhões de euros, 12,8% superiores às do ano anterior. O CEO da DEKRA, Zurkiewicz, está otimista com os resultados do ano inteiro: "Acreditamos que podemos continuar a crescer na faixa de um dígito médio a alto em 2023, apesar dos riscos geopolíticos e macroeconômicos, graças às nossas fortes posições de mercado em todo o mundo e a um portfólio atraente de novos serviços em nossas áreas de foco de mobilidade futura, segurança cibernética e sustentabilidade."
Até 2025, a DEKRA pretende alcançar uma posição de liderança clara em novas áreas de serviços e aumentar a rentabilidade
A DEKRA apresentou a sua Estratégia 2025, descrevendo a contribuição da empresa para aquela que poderá ser a maior transformação social do nosso tempo. Na sua essência, a estratégia da DEKRA centra-se na salvaguarda das inúmeras inovações emergentes na luta contra as alterações climáticas e na era da digitalização, eliminando ao mesmo tempo quaisquer riscos associados. "Durante quase 100 anos, temos garantido tecnologias, ativos, produtos e processos de produção seguros e protegidos. Atualmente, as inovações estão a surgir a um ritmo sem precedentes, o que é crucial para combater eficazmente as alterações climáticas. Apesar desta elevada taxa de inovação, as pessoas devemos sentir-nos seguros para confiar nos muitos novos desenvolvimentos na economia real e digital, sejam eles veículos eléctricos, infra-estruturas de hidrogénio ou inteligência artificial (IA)", explicou o CEO da DEKRA. Portanto, a principal tarefa da DEKRA é utilizar a sua experiência em comités nacionais e internacionais para desenvolver rapidamente padrões de teste e certificação apropriados para estes novos produtos e tecnologias. O foco da DEKRA estará na mobilidade futura, segurança cibernética e sustentabilidade. Além disso, a natureza dos serviços da DEKRA evoluirá, com maior ênfase em serviços remotos, análise de dados e serviços baseados em IA.
Ao executar a sua Estratégia 2025, a DEKRA pretende continuar a ser o líder global indiscutível em testes automóveis e tornar-se o fornecedor líder mundial de testes e certificações para segurança cibernética e sustentabilidade. A empresa também pretende melhorar a rentabilidade e entregar uma margem EBIT média anual de 8 a 9% até meados da década. Para isso, a empresa está agilizando e digitalizando processos e planeja implementar medidas adicionais, como ajustes de portfólio.
Mudanças internas para um crescimento rentável
Para melhor implementar a sua Estratégia 2025, a DEKRA criou dois novos cargos executivos em 2022, e as nomeações foram anunciadas pelo conselho de supervisão em abril de 2023: Petra Finke (55) tornar-se-á a primeira Diretora de Digitalização da empresa a partir de 1 de julho, enquanto Peter Laursen (47), que trabalha na DEKRA há dez anos e já assumiu o cargo recém-criado de Diretor de Operações em abril. “Estou convencido de que Petra Finke e Peter Laursen contribuirão fortemente para a execução dos nossos planos estratégicos de crescimento e para a aceleração da transformação digital da DEKRA”, comentou o CEO sobre as nomeações. Mudanças organizacionais, como a formação da região GSA (Alemanha, Áustria, Suíça), que será liderada pelo vice-presidente executivo da Alemanha, Guido Kutschera, também pretendem acelerar a transformação da DEKRA.
Mobilidade Futura: Forte procura por serviços de mobilidade elétrica em 2022
A DEKRA introduziu vários serviços para mobilidade segura e sustentável no mercado em 2022. Um desses serviços foi o teste rápido patenteado para baterias de veículos elétricos (EV), que foi implementado na Alemanha, Benelux e Escandinávia. Em apenas alguns minutos, pode ser realizada uma avaliação confiável do “estado de saúde” da bateria. Cerca de 90 modelos de veículos já podem ser testados. Em 2023, serão adicionados modelos e mercados adicionais.
Em Arnhem, na Holanda, a empresa abriu uma instalação de testes em área aberta para medir a compatibilidade eletromagnética (EMC). Ao contrário das instalações convencionais de EMC, veículos de todos os tamanhos, incluindo ônibus e caminhões elétricos, podem ser testados lá. Um dos primeiros clientes foi a startup sueca Volta Trucks.
A DEKRA também está ativamente envolvida na mobilidade a hidrogénio. Desde 2022, os especialistas têm apoiado a start-up hylane no lançamento da primeira frota de aluguer de camiões movida a hidrogénio operada comercialmente na Alemanha.
No Centro de Tecnologia DEKRA em Klettwitz, Alemanha, foi colocada em operação uma nova bancada de testes para motores elétricos e eixos de tração. O laboratório de motores e gases de escape está consistentemente focado nas futuras necessidades do mercado de eletromobilidade. Por exemplo, foram feitas medições de consumo no protótipo do carro BMW iX5 Hydrogen. Até 2024, a DEKRA expandirá o local para um novo centro de testes para sistemas de baterias automotivas e estacionárias, a fim de oferecer testes de desempenho e ambientais, bem como testes de abuso. A DEKRA está investindo um total de milhões de dois dígitos aqui.
DEKRA será o balcão único para testes de condução automatizada e conectada
O centro de testes da DEKRA em Lausitzring, em Klettwitz, deverá desempenhar um papel ainda maior nos testes de tecnologias de condução automatizadas e conectadas. A empresa pretende estabelecer as instalações de testes independentes mais abrangentes do mundo para essas tecnologias. No ano passado, a DEKRA recebeu licenças de construção para um novo campo de testes no local, que está programado para ser concluído no verão de 2023. Para fabricantes de veículos, fornecedores e prestadores de serviços de desenvolvimento, os especialistas da DEKRA podem testar funções de condução automatizada em cidades flexíveis. cenários de percurso, seja em ruas estreitas de pequenas cidades ou em ruas de megacidades.
Na China, em 2022, a DEKRA premiou a Black Sesame Technologies, após um ano de intensa colaboração, como o primeiro fornecedor mundial de chips de computação de nível automotivo para condução autônoma com o certificado de processo ISO 26262:2018 ASIL D. Esta norma cobre requisitos de segurança funcional durante todo o ciclo de vida do produto.
Foco claro: um terço dos serviços da DEKRA é dedicado à sustentabilidade
“Em 2022, conseguimos oferecer mais de 500 serviços relacionados à sustentabilidade rumo à transição para energia limpa, metas ESG e construção de uma economia circular”, explicou o CEO da DEKRA, “isso representa aproximadamente um terço de todo o nosso portfólio de serviços”. O forte crescimento na oferta de serviços sublinha o foco da DEKRA em serviços de sustentabilidade. Por exemplo, a empresa valida a pegada de carbono de bens de consumo para clientes internacionais, incluindo Logitech e Olymp.
A DEKRA também garantiu encomendas prospectivas em 2022 na área de energias renováveis. A empresa testa e certifica turbinas eólicas, instalações e tubulações de hidrogênio, bem como módulos solares. Em Xangai, na China, a DEKRA abriu o seu maior e mais avançado laboratório solar no verão passado, cobrindo uma área de 2.600 metros quadrados para testes. A DEKRA cobre toda a cadeia de valor das energias limpas, incluindo testes, inspeção, certificação, verificação e consultoria relacionada à geração de energia e suas tecnologias.
"Porque é que as pessoas podem confiar na DEKRA? Porque os nossos especialistas são completamente imparciais. Operamos independentemente de acionistas, conglomerados industriais ou políticos. Somos guiados apenas pelos estatutos da nossa associação, que determinam que a nossa prioridade é garantir a segurança técnica e a sustentabilidade dos nossos plantas. Essa é a nossa única missão", acrescentou Zurkiewicz.
O compromisso da DEKRA com a sustentabilidade, tanto no seu modelo de negócio como nas práticas internas, foi mais uma vez reconhecido por entidades independentes. A EcoVadis, líder global em avaliações de sustentabilidade para cadeias de valor globais, concedeu à DEKRA outra medalha de Platina em 2023. "Estamos orgulhosos de estar entre o 1% das principais empresas sustentáveis no ranking", disse o CFO Wolfgang Linsenmaier, que também é responsável pela sustentabilidade no conselho executivo da DEKRA.
Garantir uma posição de liderança em segurança cibernética e inteligência artificial através de aquisições e joint ventures
Hoje, segurança significa proteger a integridade física, mas também proteger contra violações de dados e ataques cibernéticos. Isto é especialmente crítico em sectores como as indústrias automóvel e médica, infra-estruturas críticas como redes eléctricas, Internet das Coisas (IoT) de consumo, bem como no sector da informação e comunicação. Assim, a DEKRA concentra-se no desenvolvimento de normas e procedimentos de teste para estas indústrias. e é o primeiro fornecedor global a oferecer um selo especializado de teste de segurança cibernética para estações de carregamento de veículos elétricos. “A nossa oferta apoia os fabricantes de equipamentos de carregamento para proteger melhor os seus produtos contra as ameaças mais comuns representadas pelos criminosos cibernéticos”, disse o CEO da DEKRA. A DEKRA também está bem posicionada na área de segurança de aplicativos móveis. Desde o ano passado, a DEKRA é uma das cinco empresas em todo o mundo autorizadas pela ADA (App Defense Alliance) que fornece avaliações de segurança para aplicativos da Google Play Store. Isso permite que os parceiros do Google e desenvolvedores de aplicativos avaliem de forma rápida e confiável se seus softwares estão em conformidade com os padrões do setor, como a Avaliação de Segurança de Aplicativos Móveis (MASA). A recente aquisição da Onward Security em Taiwan pela DEKRA fortalece ainda mais a sua presença na região Ásia-Pacífico, oferecendo soluções estabelecidas em segmentos-chave.
“Espera-se que a segurança cibernética atinja um volume de mercado global de cerca de 250 mil milhões de euros até 2035”, disse Stan Zurkiewicz, CEO da DEKRA. "Nosso objetivo é causar um impacto significativo nesse mercado."
Com especialistas projetando um volume total de US$ 150 bilhões até 2028, a DEKRA também reconhece o potencial de crescimento significativo no campo da Inteligência Artificial (IA). Garantir aplicações de IA seguras e protegidas é uma questão de tempo crítica, dada a dinâmica atual num mercado ainda não regulamentado. A DEKRA apoia os clientes nos seus esforços para garantir que a sua tecnologia de IA é fiável, segura e protegida através dos nossos serviços de testes e consultoria. Para este fim, a DEKRA planeia estabelecer a joint venture CertifAI em colaboração com a PwC, a empresa líder em auditoria e consultoria e o Fundo de Inovação da cidade de Hamburgo. CertifAI visa certificar a confiabilidade das aplicações de IA. Construir e fortalecer a confiança nas capacidades da Inteligência Artificial exige a certificação de aplicações de IA de forma confiável, de acordo com os parceiros.