Nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
Entenda o que muda com a nova determinação do CONTRAN que já está operando
A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrou em vigor nesta quarta-feira, 1º de junho de 2022, e passou a valer em todo o país. O objetivo da mudança é garantir mais segurança aos motoristas e evitar o risco de fraudes e falsificação.
De acordo com a Resolução Nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o novo modelo seguirá disponibilizando os dados biográficos e a foto do condutor, tanto em versão física quanto na digital. Ainda segundo o órgão, até a data os locais de expedição já devem estar capacitados para a emissão da versão atualizada, mas a substituição será realizada gradualmente.
Assim, o CONTRAN afirma que não há necessidade de troca imediata, sendo que a substituição acontecerá a medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via.
O que muda na nova CNH?
Para minimizar os golpes e gerando mais segurança, o documento conta agora com elementos gráficos como desenhos geométricos positivos e distorcidos, fundo numismático e invisível fluorescente, que reage à luz ultravioleta. A nova CNH passou a incluir ainda o nome social e filiação afetiva, além de ter mudanças em sua cor.
Além disso, o documento terá uma tabela com a identificação dos tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, informações sobre atividade remunerada e restrições médicas. Será apontado ainda o tipo de CNH, se é permissão ou definitiva, por meio da identificação das letras “P”ou “D”.
Outra novidade é que agora a versão também permite condutores a embarcarem nos terminais de autoatendimento de aeroportos, pois conta com um código internacional também utilizado em passaportes, seguindo o padrão internacional.
A DEKRA atua como parceria global pela segurança em todas as áreas-chave da vida, e no Brasil é líder no setor de vistorias veiculares, que permitem maior confiabilidade na negociação de automóveis usados e seminovos. Saiba mais em:
https://dekra.com.br
.