Vistoria prévia ajuda no combate às fraudes contra seguradoras
As fraudes são um dos maiores problemas para a indústria de seguros no Brasil, impactando diretamente os resultados das empresas e a oferta de soluções aos clientes, que sofrem com prêmios com valores cada vez mais elevados. Segundo o portal Fraudes.org, os seguros de carros são os que mais sofrem com fraudes, com 70% do volume total. No Brasil, a Confederação Nacional das Seguradoras dão (CNseg), por meio do Sistema de Quantificação de Fraudes (SQF), apontou que em 2013, cerca de 9% dos sinistros apresentaram irregularidades, o que representa um valor de mais de R$ 2 bilhões em indenizações.
Diante desse cenário, especialistas do Grupo Dekra explicam como o serviço de vistoria prévia pode impactar o setor ao evitar fraudes, beneficiando seguradoras e consumidores. “A vistoria prévia atua principalmente como ferramenta de seleção de riscos, que, consequentemente, podem evitar fraudes. Isto porque dentro do processo de análise, além das verificações realizadas presencialmente pelo vistoriador, também checamos nosso banco de dados para checar se este veículo foi vistoriado anteriormente e se este possui algum item restritivo. Além disto, só o fato de ser solicitada a vistoria prévia é um inibidor automático da fraude, já que o segurado sabe que o bem somente será segurado mediante a realização e aprovação da vistoria prévia”, explica Leonardo Ianegitz, diretor de Operações do Grupo Dekra no Brasil.
A Dekra estima que cerca de 20% das vistorias realizadas apresentam algum tipo de restrição, mas não tem o indicador de quantos casos destes foram identificados como fraude de fato. A empresa possui um Comitê Técnico que analisa os casos mais sensíveis reportados pelo mercado. Hoje, anualmente, são analisados cerca de 15 processos. A área de vistoria prévia tem destaque dentro do portfólio da empresa, seja por sua relevância no volume, seja pela liderança no mercado. Hoje, esse tipo de serviço representa cerca de 65% do faturamento do Grupo no Brasil.
Sua importância é chave para o mercado segurador no que tange a imparcialidade “Com o trabalho de uma terceira parte isenta, como é a atuação da Dekra, tanto a seguradora quanto o segurado têm a segurança de que o serviço será realizado de acordo com os procedimentos acordados dentro da política de cada cliente, sem que haja direcionamento para aceitação/recusa do item”, afirma Ianegitz. Além disso, a partir do serviço de Vistoria Prévia, a Dekra conseguiu criar uma série de serviços focados na promoção da isenção e da segurança nas transações com veículos usados em todo o mundo, com destaque para serviços de varejo, gestão de veículos usados, avaliação de retomados/financeiras, entre outros. “Acreditamos que o trabalho de prevenção seja chave para uma sociedade com cultura de segurança no trânsito. E essa prevenção passa pela vistoria prévia, pela ação das seguradoras e pela relação transparente com os consumidores. Queremos ser parte dessa cultura, fomentando boas práticas e informação relevante ao setor e aos usuários”, finaliza o executivo.