BMW inicia programa de certificação de funilarias no Brasil
Empresa aposta em padronização dos serviços para incrementar renda SUELI REIS, AB Oficina de funilaria e pintura da Autostar em São Paulo é uma das quatro primeiras certificadas pela BMW Desde que assumiu o cargo de CEO e presidente do Grupo BMW no Brasil, em abril de 2013, Arturo Piñero quis melhorar substancialmente o serviço de pós-venda e hoje ele colhe os primeiros frutos da empreitada: o executivo entregou na quinta-feira, 5, as primeiras certificações para oficinas de funilaria e pintura da rede de concessionárias no País, resultado da implementação do programa que segue padrões mundiais de qualidade desde a introdução dos novos procedimentos quanto na auditoria anual que garante a continuidade do nível dos serviços prestados. “O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o programa global de certificação de funilaria e pintura para a rede dada a importância deste mercado para o grupo. O pós-venda representa hoje 10% do faturamento total no mercado local e é um bom negócio para fidelização do cliente e de rentabilidade para as concessionárias”, disse Piñero durante a entrega das quatro primeiras certificações que contemplaram as oficinas Autostar Funilaria e Pintura (São Paulo), Germânica (Sorocaba, SP), Autokraft (Rio de Janeiro) e Euro Import (Curitiba, PR). Ele explica que a qualidade é o maior motivo de queixa dentro do escopo da funilaria e que esta padronização que agora passa a ser adotada no Brasil certifica a qualidade com que o veículo que sofreu qualquer tipo de sinistro ou mesmo em serviços específicos, como os de customização, sairão da oficina com o aval da montadora. Quando o veículo estiver pronto, o cliente receberá um certificado de garantia que identifica que aquele serviço solicitado foi feito no mesmo nível de exigência da linha de montagem dos modelos BMW e Mini. “Além de ser um veículo ‘novo de novo’, o diferencial da certificação é assegurar a qualidade do material com o diferencial de utilizar apenas peças originais”, acrescenta. O desenvolvimento do programa de certificação global do Grupo BMW começou em 2011 em parceria com a DEKRA, responsável pelo acompanhamento de todo o processo de implementação e das auditorias após a certificação das oficinas credenciadas. Um estudo da empresa indicou que o ramo de funilaria e pintura foi identificado como um dos grandes pilares de desenvolvimento e rentabilidade do negócio de pós-vendas do Grupo BMW, com potencial de faturamento de US$ 3,7 bilhões em todo o
mundo. No Brasil, este potencial é de R$ 152 milhões neste ano e de até R$ 280 milhões em 2020. “Atualmente, funilaria e pintura representam 30% da receita dentro do âmbito de serviços das concessionárias e nosso objetivo é aumentar esta participação também no Brasil”, afirma Piñero. ETAPAS DE PADRONIZAÇÃO Para ser certificada, as oficinas que mantêm áreas de funilaria e pintura devem cumprir oito etapas de padronização, todas focadas em
excelência da qualidade, como gestão, treinamento e certificação de mão de obra, padrão adequado de acabamento da oficina para as duas atividades, ferramental e equipamentos próprios, manual exclusivo de procedimentos e peças originais que atendam as marcas BMW e Mini. Após aprovarem o conceito do projeto, DEKRA e Grupo BMW já certificaram oficinas nos Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Holanda, Vietnã e China, entre outros. Segundo o diretor de pós-venda do Grupo BMW no Brasil, Antonino Gomes de Sá, a meta do grupo é certificar 100% da rede até 2020, que hoje conta com 44 concessionárias. “Já estão em processo de seleção as próximas seis oficinas que vamos certificar em 2016.” Ele acrescenta que o investimento para readequar a área de funilaria gira em torno de R$500 mil. Em sua análise, Gomes de Sá aponta que enquanto as vendas de novos são afetadas pelo cenário econômico adverso, incluindo a volatilidade cambial, o segmento de usados e de pós-venda é o que vai de fato crescer nos próximos três anos. “O pós-venda é uma ferramenta fundamental e terá cada vez mais importância na formação do faturamento da rede.” Assista a entrevista exclusiva de Antonino Gomes de Sá, da BMW, e de Mário
Maurício, da DEKRA, à ABTV.
Publicado originalmente em 09/11/2015.