DEKRA dá dicas de cuidados com pneus para evitar desgastes
A duração dos pneus de um carro depende em grande parte dos próprios motoristas. “Um estilo de direção que muda rapidamente, um tipo de pneu inadequado ou a pressão de enchimento errada podem desgastar muito a banda de rodagem e reduzir muito a vida útil dos pneus”, explica Christian Koch, especialista em pneus da DEKRA.
- Pisar no acelerador e fazer curvas agressivamente reduzirá o piso do pneu
- A pressão deve estar correta para que o pneu dure
- As verificações regulares dos pneus são cruciais
“Os condutores que procuram uma longa vida útil dos pneus dos seus automóveis devem conduzir com atenção”, recomenda o especialista em pneus. “O estilo de direção tem um grande impacto no desgaste dos pneus – altas velocidades, forte aceleração e frenagem abrupta reduzem significativamente o piso. Os motoristas que regularmente fazem seus pneus guincharem ao começar em um semáforo ou ultrapassam os limites nas curvas podem ter que trocar seus pneus mais cedo. ” Em contraste, um estilo de direção defensivo protege os pneus e prolonga sua vida útil.
A pressão e o tipo de pneu devem ser corretos
Garantir a pressão correta dos pneus é outro fator importante. Quem quiser cuidar bem dos pneus na estrada deve seguir as especificações do fabricante, certificar-se de que os níveis de pressão são adequados para a carga do veículo e controlá-los regularmente. “Manter a pressão certa significa que o pneu tem a melhor área de contato possível com o pavimento, resultando em baixos níveis de abrasão”, explica Koch. Se os níveis de pressão forem substancialmente maiores ou menores do que a faixa ideal, isso produzirá um padrão de desgaste desigual. Simplificando, pneus novos serão necessários mais cedo.
Além disso, escolher o tipo certo de pneu é um ingrediente essencial para evitar a abrasão. Nos países em que as estações possuem temperaturas muito diferentes, os pneus de verão são mais adequados para os meses mais quentes do ano, enquanto os pneus de inverno funcionam melhor no frio. Usar pneus de inverno no verão e vice-versa não é apenas um risco à segurança – também resultará em níveis mais elevados de abrasão e desgaste rápido, especialmente quando os pneus de inverno são usados no verão. Os pneus para todas as estações provavelmente apresentarão maior desgaste no verão do que os pneus de verão. Além disso, como o especialista DEKRA acrescenta: “Além de uma banda de rodagem adequada, se eu sou uma pessoa que costuma dirigir fora de ruas e estradas asfaltadas, também devo procurar um pneu que seja mais resistente e menos provável de desgaste.”
Verificações regulares dos pneus
No entanto, as inspeções regulares também são indispensáveis para garantir uma vida longa do pneu – por exemplo, para detectar desgaste irregular ou um padrão de piso “serrado”. As inspeções profissionais de pneus semestrais são altamente recomendadas.
E a troca regular de pneus entre os eixos dianteiro e traseiro também é aconselhável. “Isso levará a um desgaste mais uniforme nas quatro rodas de um veículo. Se for apenas um pneu que precisa ser trocado, então, como regra, os melhores pneus sempre pertencem ao eixo traseiro, independentemente da configuração de tração – ou seja, não importa se o veículo é dianteiro, traseiro ou todas as rodas, ”Koch explica.
Os pneus duram mais em terreno plano
Além disso, os tipos de estradas dirigidas também têm uma influência perceptível na durabilidade do piso e na quilometragem dos pneus alcançável. Em superfícies planas, um pneu atinge uma quilometragem muito maior do que em uma paisagem montanhosa. Isso decorre da aceleração e potência de frenagem muito maiores que o pneu transmite para a estrada em declives em aclives e declives, o que inevitavelmente tem um custo de abrasão mais pesada. A quilometragem e tudo mais sendo iguais, isso significa que um pneu se desgastará mais rápido nas montanhas do que em terrenos planos.