Espelho retrovisor não é cabide
- Até pequenos pingentes de espelho são perigosos no espelho retrovisor
- Movimentos ao redor do seu campo de visão são mais difíceis de perceber
- Mantenha as máscaras em um dos compartimentos de armazenamento do veículo
Situações extraordinárias exigem medidas extraordinárias. Por exemplo, as máscaras de prevenção contra o coronavírus estão atualmente no rosto de todos. Em muitos países, os cidadãos são obrigados a usá-las ao sair na rua. Os motoristas não são uma exceção: se você parar para comprar um sanduíche ou apenas gasolina, geralmente precisará dela. Muitos motoristas mantêm pelo menos uma máscara no carro. No entanto, os especialistas da DEKRA estão alertando para não pendurarem a máscara no espelho retrovisor.
“Até pingentes de espelho comparativamente pequenos, como colhedores, purificadores de ar e similares, são perigosos, na nossa visão”, diz Peter Rücker, chefe da DEKRA Accident Research. “Portanto, o perigo é ainda maior para máscaras faciais, que são relativamente grandes”.
O problema não é apenas que o campo de visão do motorista é restrito – especialmente ao girar – mas também que os pingentes no espelho interno são uma distração. “Porque sempre há um objeto pendurado ali, os motoristas se acostumam a movimentos constantes nos limites do campo de visão. O resultado é que eles percebem muito mais tarde os movimentos fora do veículo, como ciclistas ou pedestres no lado direito da estrada”, diz o especialista. Isso pode causar acidentes graves que poderiam ter sido evitados.
“As máscaras existem para proteger as pessoas. Se você pendurar uma máscara descuidadamente no espelho retrovisor, estará fazendo o oposto: colocando em risco outros usuários da estrada ”, diz Rücker.