Empresa alemã investe em nova área voltada para franqueadoras e redes

São Paulo, julho de 2016 – A DEKRA, líder global em inspeção veicular e líder em serviços de vistoria automotiva no Brasil, vem investindo na diversificação da oferta de serviços no Brasil, assim como já acontece em outras unidades da empresa no mundo.
Olhando para o mercado de Franchise que continua em expansão, apesar da crise o faturamento do setor de franquias cresceu 8,3% em 2015, atingindo R$ 139,59 bilhões, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O crescimento registrado no ano passado superou o desempenho de 2014, quando o setor informou uma alta de 7,7% .
O número de redes em operação no Brasil atingiu 3.073 marcas em 2015 (em 2014 era 2.942). Já o número de unidades de franquia em operação chegou a 138.343 no ano passado, o que corresponde a uma expansão de 10,1% em relação a 2014.
Um dos serviços mais interessantes que passam a ser oferecidos pela empresa é o de Consultoria para implantação da Melhoria Contínua e Qualidade voltado para redes de franquias.
Com sua ampla experiência em consultoria para implantação de qualidade, aliada à expertise como franqueadora sobre as necessidades específicas desse tipo de empresa, a DEKRA passa a oferecer um serviço que foca principalmente em manutenção de padronização em atendimento e desempenho de franquias em todo o País.
“A pergunta que queremos fazer é, ‘Seus clientes estão sendo atendidos de acordo com o padrão da sua empresa?’. Se você tem dúvidas sobre a respostas, é hora de investigar e começar a agir. Temos soluções na medida para atender franquias, e nossa capilaridade nos permite atender empresas de todo o País”, explica Alexandre Pereira, responsável pela área de Consultoria da DEKRA.
Segundo Pereira, os fatores – corporativos ou individuais – que mais provocam perda dos padrões e dos processos, e impactam na qualidade do atendimento são o turn over de colaboradores, implantação fragmentada de mudanças nos processos, falta de acompanhamento/controle e auditoria, falta de comprometimento e desmotivação de equipe e gestores.
O Programa de Melhoria da Qualidade da DEKRA é feito em quatro etapas:
Implantação dos padrões de processos e de atendimento; cliente oculto para avaliação da aderência; plano de ação e treinamento para as unidades da rede que apresentaram problemas e por fim follow Up do cumprimento do plano de ação e reanálise dos indicadores.
O programa é bastante completo e customizado de acordo com as necessidades de cada empresa. A aplicação do Cliente Oculto para avaliação da aderência, por exemplo, simula uma situação real de atendimento, com um cliente previamente orientado sobre o foco de itens que serão avaliados. Após o preenchimento de check list específico, com pontuação de acordo com indicadores, a DEKRA entrega ao cliente o ranking de qualidade da rede, mapeando os problemas de cada unidade.
“Esse é um trabalho minucioso e estratégico para a criação de uma cultura de conformidade nas franquias nacionais. Queremos ajudar empresas que, como nós, tem a padronização e a melhoria contínuas como desafio diário”, finaliza o executivo.