Onde se escondem os materiais perigosos

15 de jun. de 2020

Apenas uma visita regular ao supermercado é suficiente para trazer para casa muitas substâncias potencialmente perigosas: limpador de vidro, detergente para louças e removedor de manchas. À primeira vista, inofensivos, negando os perigos internos.

Quando o corpo de bombeiros chega pouco depois da meia-noite no prédio de três andares em Duisburg, cidade na Alemanha, uma sala no segundo andar está em chamas. O fogo é rapidamente extinto, a causa identificada com a mesma rapidez: um inquilino envernizou os móveis da varanda com óleo de linhaça e deixou o pano em uma sala. Ele não esperava que o pano embebido em óleo reagisse com oxigênio da noite para o dia tão violentamente que pegaria fogo. Afinal, como o óleo de linhaça pode apresentar esse risco? ‘Produto natural’ estava escrito em texto grande na frente do recipiente – com um aviso muito pequeno no verso: espontaneamente combustível!
Mais e mais pessoas estão tentando tornar suas vidas cotidianas o mais ecológica possível e evitar poluentes. Na linguagem cotidiana, substâncias nocivas incluem substâncias e compostos encontrados na natureza e que podem ser prejudiciais a seres humanos, animais, plantas ou outros organismos, bem como ecossistemas inteiros. Isso pode incluir emissões de carros, por exemplo, ou poluição de poeira fina.

Pictogramas identificam substâncias perigosas

Substâncias perigosas sob a definição do Regulamento CLP (EC No. 1272/2008 CLP) são substâncias e misturas (produtos) que possuem ‘características perigosas’. Por exemplo: tóxico, irritante, corrosivo, cancerígeno, altamente inflamável ou perigoso para o meio ambiente. Os perigos estão marcados na embalagem do produto com um ícone pictórico em forma de losango. Eles são encontrados em muitos produtos de limpeza, mas geralmente são ignorados na vida cotidiana. Às vezes, isso pode ter um efeito desastroso, exemplificado pelo triste caso de uma mulher de 30 anos de Madri, na Espanha. Ela passou duas horas limpando sua cozinha no verão de 2018, inalando vapores de amônia dos produtos de limpeza, explica um porta-voz da Agência de Segurança e Emergências. Depois disso, ela se sentiu muito mal e ligou para os serviços de emergência. Infelizmente, os paramédicos chegaram apenas para testemunhar seu falecimento.
Freqüentemente, a falta de ventilação resulta no acúmulo perigoso de substâncias perigosas no ar. Além da amônia, existem inúmeras outras substâncias que apresentam ameaças semelhantes. Os produtos de limpeza à base de cloro não apenas irritam a pele, os olhos e o trato respiratório – eles podem se tornar totalmente perigosos quando usados em conjunto com produtos de limpeza ácidos ou descamatizadores. Isso pode causar a formação de gás cloro tóxico. O gás cloro pode ser irritante e até cáustico para a pele, olhos e sistema respiratório. Altas concentrações podem até levar à morte. Por outro lado, toxinas sem qualquer rótulo de aviso são frequentemente encontradas em plantas ornamentais como daphnes, lírio-do-vale, mamona e laburno, cujas bagas são facilmente confundidas com ervilhas ou feijões por crianças. Incidentes de tais ocorrências ocupam regularmente médicos de emergência.
Embora raramente tão grave, mas não sem conseqüência, seja ingerir xampu com fragrância de frutas. O coquetel de substâncias nocivas não deve ser tomado de ânimo leve, mesmo que o impacto inicial seja apenas náusea. Um risco agudo é apresentado por medicamentos colocados de forma descuidada, sejam eles analgésicos ou medicamentos para o coração dos avós. Somente a linha direta de emergência para venenos da Clínica Universitária Charité de Berlim recebe mais de 50.000 ligações por ano devido a tais confusões ou casos de crianças imitando adultos. A curiosidade e o apetite por doces levaram a um aumento dramático nos acidentes na infância quando as agora populares vagens de detergente foram introduzidas. Entre 2011 e 2013, o número de intoxicações por detergentes nos EUA triplicou de 2.862 para 9.004 casos, informa a revista online fortune.com.
Também existem perigos ocultos em muitos cosméticos. Por exemplo, os batons geralmente devem sua textura suave às parafinas, que são consideradas suspeitas de serem cancerígenas em sua combinação frequente com hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais (MOAH). A empresa americana Raw Natural Beauty calculou que as mulheres engolem até três quilos dessas substâncias durante a vida.

Deixe os móveis secarem

Poluentes que podem ser prejudiciais durante longos períodos de exposição podem ser encontrados em edifícios e seus acessórios: revestimentos de piso, papel de parede e móveis podem lixiviar solventes como o formaldeído por muitos anos. Alguns edifícios mais antigos ainda têm canos de água de chumbo. Mais graves são os casos em que escolas inteiras precisam ser fechadas após a detecção de fibras de amianto ou deformações de fungos. Centenas de casos de fechamento de escolas devido à descoberta de amianto, PCB, rádon e mofo podem ser encontrados nos arquivos da Sociedade Europeia de Construção Saudável e Higiene Interior (EGGBI). Jardins de infância também não são poupados. Em 2013, em Hürth, Alemanha, um jardim de infância totalmente novo foi temporariamente fechado devido à contaminação do novo edifício com o carcinógeno butanona oxima. De acordo com as autoridades locais de construção, a toxina estava presente em uma substância usada para selar as juntas do piso.

10 Substâncias Perigosas Comuns em Casa

1. O mercúrio das lâmpadas economizadoras de energia pode ter enormes impactos na saúde, mesmo em doses mínimas. As lâmpadas economizadoras de energia não devem quebrar e devem ser descartadas na lixeira adequada. O mercúrio evapora-se rapidamente. Ventile imediatamente!
2. O amianto era utilizado anteriormente em construções residenciais devido às suas características isolantes. As fibras são cancerígenas e seu uso é proibido em muitos países, como Alemanha, França, Itália, Austrália, Japão, Coréia do Sul e África do Sul. Os materiais contaminados com amianto de edifícios mais antigos precisam ser removidos por especialistas treinados.
3. Produtos químicos são encontrados em produtos de limpeza – alcalinos, por exemplo, dissolvem gorduras e óleos. Biocidas atacam vírus e fungos. Enzimas, silicatos, detergentes, etc. – a lista é longa. A vida humana e o meio ambiente se beneficiam do uso de produtos biodegradáveis.
4. O chumbo na água potável pode levar a problemas de saúde. O uso de tubulações de chumbo na água potável é proibido na Alemanha desde 1973, mas esses tubos ainda são encontrados em edifícios mais antigos. Se houver suspeita de chumbo, as autoridades de saúde ou as empresas de água realizam análises.
5. O mofo é o pesadelo de qualquer família. É causada pela umidade em espaços pouco ventilados. Respirar os esporos em grandes quantidades pode levar a doenças respiratórias e reações alérgicas.
6. O formaldeído é processado em muitos produtos do cotidiano, dos quais se espalha no ar ao longo do tempo: tintas e vernizes, adesivos, fluidos desinfetantes e de limpeza, móveis, tapetes e painéis de partículas. A fumaça do cigarro também contém formaldeído.
7. Plastificantes são freqüentemente encontrados em produtos plásticos, tornando-os macios e flexíveis. Os ftalatos e outras substâncias podem ser encontrados em revestimentos de pisos, papéis de parede, sapatos de ginástica, embalagens e até produtos cosméticos. Os plastificantes podem lixiviar esses itens e transferir em contato com gorduras e óleos.
8. Os solventes são encontrados predominantemente em locais onde você também encontra plastificantes e formaldeído: em revestimentos de pisos e paredes, mas também na guarnição interna de veículos. Confie no nariz – ao ar livre, com qualquer coisa que cheira fortemente a plástico!
9. Os piretróides são usados em têxteis, a fim de evitar que eles sejam comidos por traças. Eles podem causar irritação na pele e dores de cabeça. Eles também são altamente tóxicos para os organismos transmitidos pela água,
10. O monóxido de carbono é um gás inodoro e frequentemente responsável por mortes em ambientes com pouca ventilação e aquecidos com fogões a lenha ou chamas a gás.
Fonte: www.flaticon.com