Setor de Cuidado e Saúde: Atraindo profissionais do exterior

30 de ago. de 2024

Nos países economicamente desenvolvidos, a equipe de enfermagem é cada vez mais recrutada no exterior e precisa ser integrada com sucesso à força de trabalho local. A parceria entre o Victor's Group em Munique e a DEKRA Expert Migration é uma prova de como isso está sendo feito.

A escassez de trabalhadores qualificados no setor de cuidado e saúde é um problema global que afeta a maioria dos países economicamente desenvolvidos do mundo. De acordo com a American Nurses Association (ANA), a escassez de pessoal de enfermagem nos EUA, por exemplo, pode aumentar para mais de um milhão até 2026. Para a Alemanha, as estimativas para 2030 variam entre 180.000 e 300.000 profissionais de enfermagem faltando, dependendo da pesquisa. O Escritório Federal de Estatística da Alemanha supõe que um total de 2,15 milhões de profissionais de enfermagem serão necessários até 2049.
Há vários motivos para essa escassez: a maioria dos países industrializados tem uma população envelhecida, o que aumenta a necessidade de pessoal de enfermagem. No entanto, as capacidades de treinamento geralmente são limitadas. Os trabalhadores do setor de cuidados e saúde também são frequentemente expostos a altos níveis de estresse físico e emocional. Além disso, geralmente faltam oportunidades de ganhos atraentes e reconhecimento social.

A busca internacional por equipes de enfermagem

Portanto, não é novidade que possíveis soluções estejam sendo debatidas em todo o mundo: melhores condições de trabalho, salários mais altos, maior capacidade de treinamento e o recrutamento internacional de pessoal de enfermagem estão sendo considerados.
A DEKRA Expert Migration também se baseia em uma abordagem de recrutamento internacional para o mercado alemão e apoia os empregadores do setor de cuidados e saúde de longo prazo em sua busca por profissionais qualificados do exterior. Simone Ludl, gerente de vendas da DEKRA Expert Migration, esclarece quem pode se beneficiar do recrutamento internacional: “O empregador deve ter um certo tamanho para poder fornecer recursos internos suficientes para a admissão e a integração sustentável. No setor hospitalar, os hospitais geralmente começam a pensar em recrutamento internacional quando atingem uma capacidade de 200 leitos.”

Disseminando a mensagem - o boca a boca pode ser útil

Um processo de admissão bem-sucedido não apenas facilita a adaptação da equipe de enfermagem no local, mas também faz com que a notícia seja divulgada de forma positiva: “Cada vez mais pessoas interessadas tendem a dizer imediatamente que gostariam de trabalhar para um determinado empregador quando há, obviamente, um ótimo ambiente de trabalho e muito apoio no início”, explica Ludl. Entretanto, o suporte não significa apenas treinamento para o novo trabalho. Significa também ajudar na integração da equipe e na adaptação ao novo ambiente social e cultural. Parte disso é não contratar apenas pessoas de um país: “Recomendamos o recrutamento de pelo menos cinco profissionais de saúde do mesmo país. Os novos trabalhadores precisam deixar seu ambiente familiar e social, o que é mais fácil se eles derem esse passo junto com colegas de seu país que já conhecem do curso de idiomas”, diz Ludl.
No início do processo de candidatura em várias etapas, a DEKRA seleciona primeiro os perfis de candidatos adequados com base nos requisitos do empregador. Os candidatos são selecionados diretamente no local, em seu país de origem, ou por meio de um processo on-line. No momento das entrevistas, os candidatos têm nível de idioma entre A2 e B1. A duração da aprendizagem do idioma, bem como a organização dos documentos necessários até que o visto seja aprovado, são fatores que podem levar a um intervalo de um ano ou até mais para que o profissional possa de fato começar a trabalhar na Alemanha. “É por isso que o processo de pré-embarque é tão importante. Leva algum tempo desde a entrevista de emprego até a chegada ao país de destino. Durante essa fase essencial, trabalhamos em estreita colaboração com nossos clientes para manter contato com a equipe de enfermagem. Com um conceito de pré-embarque que também inclui medidas como reuniões on-line ou boletins informativos, os empregadores fortalecem o vínculo com os futuros funcionários”, explica Simone Ludl.

O Victor's Group confia na DEKRA

Um exemplo de experiência positiva com o recrutamento internacional de pessoal de enfermagem é o Victor's Group, com sede em Munique, que opera 120 residências para idosos em toda a Alemanha. A empresa conta com o apoio da DEKRA Expert Migration para o seu recrutamento internacional e tem estado ativa nos mercados internacionais de candidatos desde 2016. Todos os anos, a empresa sediada em Munique recruta entre 250 e 350 pessoas do exterior com diferentes níveis de qualificação.
Daniel Klein, diretor de recursos humanos internacionais do Victor's Group, está ciente da importância da integração: “Toda a nova equipe de enfermagem participa de um curso de integração de quatro semanas conosco. Isso inclui outro curso aprofundado de idioma, bem como uma introdução ao sistema de saúde alemão.” Além do idioma, a motivação pessoal é o fator decisivo para Klein quando se trata de recrutar com sucesso a equipe de enfermagem: “Prefiro recrutar alguém que seja altamente motivado e dedicado ao trabalho e que tenha menos conhecimento especializado do que o contrário. Afinal, é isso que resulta em relações de trabalho mais longas, mais felizes e mais tranquilas”, garante o especialista em RH.

O que importa são as pessoas

A adaptação no respectivo local só começa após a integração. Em geral, os gerentes locais são responsáveis, juntamente com instrutores técnicos ou especialistas experientes. “Atualmente, também estamos incorporando mentores que já trabalham em locais individuais. O processo que projetamos é altamente individualizado. Isso consome mais tempo do que um processo padronizado, mas dessa forma podemos acomodar melhor nossos colegas internacionais”, explica Klein. Para a equipe de enfermagem cujas qualificações são totalmente reconhecidas na Alemanha, a rotina diária de trabalho começa imediatamente. Todos os outros trabalham como assistentes de enfermagem nos primeiros meses até passarem no teste de conhecimento especializado. “A DEKRA Expert Migration também organiza os cursos para o teste de conhecimento especializado. A preparação leva vários meses, após os quais a equipe de enfermagem geralmente passa no exame”, explica Klein.
Como prestador de cuidados geriátricos, o Victor's Group se encontra, no entanto, em uma situação altamente competitiva: “Na minha opinião, o motivo mais comum para os funcionários deixarem seus empregos é o dinheiro. Na maioria dos casos, a equipe de enfermagem vem para a Alemanha por motivos financeiros e outras pessoas dependem de sua renda. Como prestadores de cuidados geriátricos, muitas vezes não temos condições de competir com os salários dos hospitais”, explica Klein.
Portanto, é ainda mais importante que as instalações de cuidados geriátricos, em particular, considerem como podem compensar essa deficiência. Dica de Klein: “Recomendo definir quais são os incentivos positivos existentes, mas também quais são as opções contratuais disponíveis para reter a equipe de enfermagem a longo prazo. O pré-requisito para isso é uma comunicação transparente desde o início.”